A expressão associativismo designa, por um lado à prática social de criação e gestão de associação que são organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática. Todos os cidadãos têm o direito de livre expressar sua opinião prol ou contra determinado regime que impõem regras e limitações de direito.
A existência de uma associação como pessoa jurídica, no caso APPDA foi criada por iniciativa formal que reuniu pessoas físicas todas associadas do Santa Monica Clube de Campo, para proteção do patrimônio dos associados.
São cidadãos que têm o direito de livremente, sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não sejam contrários à lei.
Pesquisa corpo a corpo no âmbito do Clube observou-se a necessidade de uma pessoa jurídica para defender os direitos dos associados junto a diretoria e administração. Preocupação maior foram as alterações realizadas no Estatuto do SMCC, retirando quase todos os artigos que garantia a segurança dos associados no tocante a divisão, alienação e fusão do patrimônio do Clube.
O atual Regime político do Santa Monica Clube de Campo, é regido por um Estatuto presidencialista delega todo o poder ao Presidente do Clube. Os associados que queiram fazer qualquer reclamação ou reivindicações dos seus direitos se submetem apreciação das regras do Estatuto e Regimento Interno. Caso não aceite as decisões imposta pela Diretoria, poderá recorrer Assembleia Geral arcando com a custa para a instalação da A.G. Caso não opte por esse recurso oferecido no Estatuto e Regimento Interno, terá que recorrer à Justiça Cível no foro da Comarca de Colombo Pr. Devido ao exposto do direito oferecido aos associados do SMCC, foi que criamos algo inédito na história do Clube. Organizamos pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns.